Existe um cardápio durante o tratamento ortodôntico?

Jean Santos Viaodonto

Jean Santos é editor da Revista Sorriso, graduado em Odontologia pela UNOPAR. Especialista em Dentística com Ênfase em Prótese e Estética/UNOPAR. Pós Graduado em Gestão de Pessoas e Sistemas de Saúde/FGV. Metodologia do Ensino Superior em Saúde/FCM-MG.  Professor de Pós-Graduação em Odontologia Estética. Diretor da VIAODONTO Clínicas Odontológicas e Franquias.

O cardápio durante o tratamento ortodôntico, acaba sendo uma das principais dúvidas quando o paciente começa seu tratamento. O que comer com aparelho ortodôntico fixo? Posso comer maçã ou morder uma barra de chocolate? E aquele churrasquinho nos finais de semana?! Para ser mais didático, vamos dividir o cardápio do paciente em duas fases: Durante a adaptação nos primeiros dias e no restante do tratamento.

Vamos a eles: Durante a adaptação com aparelho ortodôntico, isto é, na primeira semana, você vai evitar alimentos duros, pois seus dentes vão começar a movimentar e qualquer alimentação mais firme vai sensibilizar bastante os dentes. Portanto, estão liberadas as massas em geral, macarrão, lasanha… também o arroz, feijão, ovos, carne moída. E na maioria das vezes a sensibilidade vai se repetir todas as vezes que passar pelas consultas mensais, em alguns casos, ao menos no primeiro dia após as manutenções, será necessário uma suave e macia sopa.

cardapioDurante o restante do tratamento ortodôntico você vai evitar aqueles alimentos que possam quebrar seu aparelho, pois você não vai mais sentir os dentes sensíveis e vai querer comer de tudo. Mas lembre-se, nada de torresmo, morder asinha do frango, chupar o osso da costela, pipoca também pode ser um problema por culpa do grão de milho que insiste em não estourar… Rapadura (jamais), torrone, quebra-queixo, amendoim japonês, pé-de-moleque, maçã-do-amor, etc…

Quando comer frutas como a maçã, corte em fatias, churrasquinho deve ser picado, a barra do chocolate deve ser quebrada antes (derreta na boca, é mais saboroso). Não vá sair mordendo de tudo pois o aparelho vai quebrar e atrasar seu tratamento ortodôntico!

Em nenhum momento, durante a adaptação ao aparelho ou no restante do tratamento, estão proibidos do cardápio as verduras e legumes, portanto a acelga, espinafre, saladas, abobrinha, rabanete, pimentão, broto de feijão, couve-flor, etc… estão mais do que indicados antes, durante e após o seu tratamento. Esta é para os PacienTeens! E depois de todas essas recomendações e alimentos liberados no seu cardápio não esqueça de fazer a correta higienização dos seus dentes! Escova e fio dental neles!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *