A Odontologia em 2015

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Dr Weder Carneiro

A Odontologia já teve várias fases. Muitos falam da “década de ouro”, referindo-se à década de 70, onde realmente qualquer dentista vivia muito bem e a maioria ficava rico com a profissão. Nos anos 80 foi a vez da Ortodontia, época em que se cobrava um salário mínimo mensal de manutenção. A década de 90 foi marcada pela Implantodontia. Quem se especializou nesse período pegou um mercado extremamente aberto e disposto a pagar caro para repor dentes perdidos.

No século XXI não houve grandes novidades, o mercado ficou muito mais escasso e o excesso de profissionais aumentou a concorrência e diminuiu os preços. As inovações até 2010 se deram mais na reinvenção do que na abertura de novos mercados.

No entanto uma nova fronteira já deu grandes sinais de que pode mudar o futuro profissional da Odontologia: a gestão e o marketing.

Os dentistas não são formados para ser gestores de sua profissão. As faculdades e mesmo as pós graduações abordam o tema apenas superficialmente, quando abordam. É um grande paradoxo, pois treina-se o dentista para ser um profissional de excelência mas esquece de ensina-lo a apresentar seu trabalho e vende-lo com ética e eficiência.

No entanto já sabemos que a gestão e o marketing podem mudar a realidade de dentistas comuns. Nossos estudos mostraram evolução de 88% em ganhos financeiros em consultórios e clínicas que implementaram métodos eficazes de gestão.

2015 será um ano difícil. Todo dia há notícias de que a economia não vai bem, a inflação está aí para amedrontar a todos e, querendo ou não, o governo vai tomar atitudes para frear a inflação. Essa receita básica inclui diminuir a circulação de dinheiro no mercado, através do aumento de juros e diminuição do crétido.

Essas medidas vão impactar diretamente consultórios e clínicas em todo o Brasil. Mas não se desespere: há um caminho.

A Harvard Business Review publicou em 2010 um artigo em que mais de 2.000 empresas foram analisadas no mundo durante a crise de 2008 e 2009. Esse estudo apoutou que a imensa maioria das empresas sofreram impactos negativos e até quebraram. Por outro lado muitas empresas aumentaram sua lucratividade e ganharam mercado mesmo com crise nos seus países. Para a revista o resultado surpreendente das empresas que venceram a crise foi devido a ações inteligentes e eficazes de gestão e marketing.

“Em momentos de crises as pessoas não deixam de consumir, elas apenas escolhem melhor de quem vão comprar, isso porque as pessoas não podem errar e a segurança passa a ser um grande fator de relevância” afirma a revista.

Para superar as limitações econômicas de 2015 estratégias de gestão e marketing são fundamentais. Já passou o tempo em que atender direitinho era suficiente para ter clientes. É preciso tomar decisões profissionalmente, saber quais áreas investir ou não. Saber analisar indicadores de clientes, satisfação, lucratividade e acertar a fórmula que vai atrair mais e mais clientes.

O eldorado da Odontologia em 2015 será a gestão. Quem souber gerir vai se superar no mercado, quem não souber vai ser vítima dele.

 

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