Em que onda você surfa?

     Por Vitor Ribeiro

Vitor Ribeiro

Educador, Cirurgião-Dentista, Consultor em Gestão e Jornalista. Quatro atividades que se somam para um único propósito: contribuir para o desenvolvimento de pessoas e comunidades.

Caramba! O ano acabou muito rápido e cá estou escrevendo um artigo de final de ano para o Odontosites, este cyberspace da Odontologia da Quinta Onda!
Mas, o que é “Quinta Onda” ?   Para quem nunca ouviu falar dela, eu explico. Em 1980, o escritor futurista Alvin Toffer lançou um livro intitulado A Terceira Onda, onde dividiu a história econômica da humanidade em três ondas ou fases, cada uma delas baseada em um tipo de capital:
1ª. – Onda Agrícola, onde o capital era a terra. Durou dos primórdios da humanidade até o final do século 19.
2ª. – Onda Industrial, centrada no capital financeiro. Iniciou-se no final do século 19 e foi até os anos 60. É uma economia baseada em máquinas e processos.
3ª. – Onda da Informação, iniciou-se nos anos 70 com a informatização e está baseada no fluxo e processamento de informações. Seus ícones
eram os computadores e aplicativos cada vez mais poderosos e mais acessíveis que mudaram a economia mundial. O capital era a informação, uma verdadeira fonte de poder.
4ª. – Onda da Inteligência, onde o capital está na capacidade das pessoas de adquirir e incorporar os conhecimentos gerados pela 3ª. Onda. Em 1994, o psicólogo Howard Gardner, lança o revolucionário livro, Estruturas da Mente, onde propõem que não temos apenas uma, mas nove tipos de inteligências.
E finalmente a 5ª.,  a Onda das Redes Virtuais,  em que presentemente estamos. Facebook, Orkut, Twiter, blogs e portais interativos, são as ferramentas e ícones dessa era. É a onda dos relacionamentos, pessoais ou comerciais, via internet e já incorporando as tecnologias dos celulares, dos tablets e da televisão. O capital aqui é a conectividade entre as pessoas.
O Odontosites está inserido dentro do movimento da Quinta Onda. Enquanto grande parte da Odontologia brasileira engatinha ou se arrasta, tentando passar da segunda para a terceira onda, este espaço virtual, surfa na Quinta Onda, fazendo manobras radicais.
Tenho certeza que o Odontosites, coordenado pelo Marcos Rocha, contribui muito mais para a Odontologia e seus valentes profissionais, do que muitos sites de Conselhos, de associações de classe e de Universidades. O Marcos faz parte de um grupo de pessoas que tiraram as vendas dos olhos e conseguem com isso vislumbrar novas possibilidades e horizontes para a Odontologia.
Vai aqui uma provocação: em que onda estamos surfando?

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *